quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A história de sucesso do google contada num excelente livro



Os jornalistas David e Mark contam a saga do google no livro Google: A história do negócio de Mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos. Tudo começou quando os estudantes Sergey Brin e Larry Page de doutorado em Ciências da computação na Universidade de Stanford perceberam que as ferramentas de buscas daquela época(metade dos anos 90) eram medíocres e muitos dos resultados pesquisados eram aquém do esperado pelos usuários. Foi daí que eles começaram a inventar um novo algoritmo de busca que trazia os resultados baseados na sua relevância, assim como é na ciência: quanto mais citações, mais um cientista é conceituado. Os doutorandos batizaram a ferramenta de PageRank, e ofereceram a nova idéia aos diversos sites de busca da época dentre eles Yahoo!, Alta vista e Lycos. Como a busca era considerado um negócio não lucrativo eles receberam diversas negativas. Não satisfeitos resolveram abrir sua própria empresa para disponibilizar a ferramenta para apenas estudantes de Stanford.

Antes do sucesso da empresa Brin e Page tentaram levantar dinheiro com vários investidores, sem sucesso também, até que Andy Bechtolsheim persuadiu-se a investir U$100 mil dólares aos recém-empresários. Era o aval que faltava para angariarem U$1 milhão de dólares de amigos e outros investidores, logo depois eles se mudaram do quarto da universidade para um novo local. O google já era conhecido no mundo todo pela eficiência nas pesquisas.

Apesar do sucesso imediato, o site ainda não era capaz de se sustentar sozinho. A forma de arrecadação surgiu da idéia de anúncios patrocinados: eles apareceriam ao lado dos resultados da busca. Os anúncios apareceriam da mesma forma que as outras buscas gratuitas, ou seja, de acordo com sua popularidade (cliques de usuários) e não de maior valor dado pelo patrocinador. A partir de então o google se tornou auto-sustentável e começou a atrair interesse de todos. Apareceram mais dois investidores de peso: John Doerr e Michael Moritz, juntos investiram mais 25 milhões de dólares no google.

Com o novo investimento os rapazes decidiram contratar para CEO da empresa Eric Schmidt que deu uma pincelada profissional no novo endereço apelidado de googleplex campus, mas sem no entanto deixar de tirar o ambiente universitário da empresa.

Dentre as práticas da empresa inclui tirar 20% do seu tempo na semana para desenvolver projetos pessoais dentro da empresa. Se caso desse certo ele poderia se tornar um produto da empresa. Assim surgiram o froogle, google news, orkut, google reader, google scholar, etc.

Outras regalias para os funcionários incluem liberdade de roupas, restaurante com chef, lanches a vontade e sala de jogos. O google começou a atrair diversos profissionais de outras empresas e a ira de seus novos concorrentes a Microsoft e o Yahoo!.

Em agosto de 2004 o google fez sua primeira IPO com o valor inicial de 85 dólares, em 02 de janeiro de 2008 já valia 685 dólares. Uma valorização acima de 700%.

Sem a menor intenção os rapazes do google criaram a economia google, também chamada de Cauda Longa, onde um produto pode ser vendido em diferentes mercados para diferentes públicos sem a necessidade de grandes gastos de publicidade.

Atualmente o google desenvolve projetos de digitalização de várias bibliotecas, projeto de pesquisa do genoma humano, e um novo tipo de busca baseado em inteligência artificial.

Voltei

O google facilitou a importância de saber pesquisar, filtrar a pesquisa: quais fontes são verdadeiras e quais têm reputação e relevância. Ao invés de apenas ter o conhecimento, pois este modifica-se ao longo do tempo. Assim é o pensamento da empresa: está sempre pesquisando e incentivando a inovação com novos produtos e atualizando constantemente o mecanismo de busca. Seus funcionários tem espaço para mostrar seus projetos. A empresa está sempre buscando parcerias e financiando projetos inovadores. E a empresa nunca faz propaganda para promover seus produtos. Pelo jeito a “bolha google” ainda vai inchar por um bom tempo.

Basta ya!!

Postagens relacionadas:

google

amazon editorial

Editorial da book review.

Kathy Connolly

New York Times

Kineo

Blogoscoped




Nenhum comentário:

Powered By Blogger